Recursos Humanos

Team building: saiba como criar equipas coesas

São cada vez mais as empresas apostam em ações de team building, muitas vezes investindo bastante tempo e recursos nestas atividades. Pensadas para criar um sentimento de proximidade e espírito de equipa, não são invulgares os casos em que os colaboradores sentem oposto.

Pressionados para realizar atividades que não desejam, acabando por sentir embaraço e desmotivação. Atividades que podem ser extremamente divertidas, mas não criam uma ligação entre colegas que resista perante a tensão do trabalho quotidiano.

O que impede uma melhor colaboração?

Uma boa colaboração não surge a partir de um contexto de o estabelecimento de uma relação de confiança, mas de num primeiro momento existir uma consciência das motivações individuais.

Diversas investigações parecem indicar que as empresas recrutam e incentivam a que os seus colaboradores, sejam orientados para ação, com um foco em resultados concretos. A avaliação que é realizada é baseada numa escala que premeia estes elementos, criando organizações que no seu interior cooperam mal.

No geral, os colaboradores não veem as tarefas de cooperação como algo prioritário, com objetivos vagos e sem regras claras. A atribuição de responsabilidades pelo sucesso da colaboração é bastante mais difícil, e a recompensa por um bom trabalho realizado também.

Formas de melhorar a colaboração

A liderança deve dar um claro sinal da importância das tarefas colaborativas, criando um quadro específico e motivador. Abordar a equipa através de algumas questões pode ser uma forma de estimular o debate entre a equipa para uma maior consciência da necessidade de uma colaboração eficaz.

  • Trabalhar em colaboração é fundamental para atingirem os objetivos estipulados?
  • Quais os trabalhos que exigem uma boa colaboração para atingirem bons resultados?

Em relação à atribuição de responsabilidade, pode ser um exercício interessante colocar a discussão e elaborar uma lista de comportamentos desejados. No final, a criação de um plano que procure a longo prazo continuar a melhor a colaboração, integrando estes compromissos como parte dos seus objetivos.

Um software de Recursos Humanos

Contar com um software de Recursos Humanos, permite promover um espírito de equipa, através de um acompanhamento do desenvolvimento do talento individual, e de uma análise do trabalho de cooperação. A Sage tem soluções de software para Recursos Humanos adaptadas às necessidades de cada empresa, para que a gestão de equipas seja mais simples e eficaz.

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

1 Comentário

  • Responder
    Fran
    28 Setembro, 2018 at 10:32

    As atividades do Team Building são mais importantes do que nunca, com a participação dos organizadores em Sevilla, e a participação da equipe de team building. A recomiendo tem todos os trabajo equipos. É divertido, e há uma coordenada com os companheiros.

  • Deixe um comentário