Faturação

Técnicas de negociação que vai querer conhecer

Negociação. Não se trata de conseguirem o que pretendem, nem de darem à outra parte o que quer. Trata-se, sim, de terminar a conversa com ambas as partes satisfeitas. Encontrar um meio termo que sirva ambos. Para permitir que a negociação aconteça de forma positiva, podem por em marcha algumas destas técnicas.

Não se foquem na vitória.

O processo negocial não se trata de uma competição. Se o virem como tal, estarão sempre a pensar em formas de vencer a outra parte e o propósito não é esse: é, sim, dividir com a outra parte as vantagens e as cedências. No fim de contas, importa que levem os vossos objetivos bem definidos e que reajam às propostas em concordância com a realização desses objetivos.

Coloquem questões abertas.

Se quiserem ter com a outra parte uma conversa franca e aberta, evitem questões de resposta monossilábica. Façam perguntas abertas para estabelecerem uma relação de confiança com a outra parte: não façam pressão ao tentarem obter respostas rápidas. Apostar numa base de confiança vai ajudar-vos a fechar o negócio mais rapidamente.

Preparem-se para ceder.

Não vão conseguir tudo o que pretendem – é um dado adquirido. Planeiem a negociação tendo em conta todos os assuntos em que estão dispostos a ser flexíveis e aqueles que são território proibido para negociar.

Usem a inteligência emocional.

Terem inteligência emocional permite-vos gerirem as vossas emoções e criarem empatia com a outra parte da negociação. Também evita que se distraiam da conversa, ajuda a responder a perguntas mais difíceis e torna-vos em pessoas mais amigáveis.

Façam o trabalho de casa.

Não se apresentem numa reunião de negociação mal preparados. Pesquisem tudo sobre a entidade com quem vão reunir, para conseguirem identificar exatamente aquilo que querem do lado deles. Tenham toda a informação convosco, para recorrerem a ela durante a reunião – se necessário.

Para poderem progredir nas vossas técnicas de negociação, basta porem em prática algumas destas estratégias! Isso e ter todas as informações sobre o vosso negócio à distância de um clique: conheçam as soluções de faturação Sage.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário