Faturação

Têm um negócio de família?

Ter um negócio familiar significa ter regras e expetativas bem definidas, para que o funcionamento da equipa seja pleno. Há quatro coisas importantes a memorizar se estão prestes a embarcar nesta aventura:

  • Conheçam as vossas forças e fraquezas.  Não é muito difícil fazer isto! Mas torna-se mais complicado quando estão a falar de pessoas que vos são muito próximas. Algo que pode ajudar é fazer alguns testes de personalidade, que ajudam a determinar as forças, fraquezas e lacunas que cada um tem. Este processo de se focarem naquilo em que vocês e os vossos familiares têm mais dificuldades pode ser difícil, mas é crucial para um bom funcionamento do negócio e entendimento entre todos. Sobretudo, procurem ser honestos em relação àquilo que não dominam e procurem ajuda, se preciso: o software de faturação Sage pode ajudar-vos a controlar as finanças sem esforço, para que se possam concentrar em fazer crescer o negócio.
  • O talento preenche as lacunas. Assim que vocês e o vosso sócio dividem responsabilidades de acordo com os vossos pontos mais fortes e mais fracos, vão rapidamente reparar que existem lacunas a que nenhum dos dois consegue dar resposta. A solução é pedirem ajuda a alguém que seja especialistas nas áreas que vocês não dominam: tentarem lidar sozinhos com todas as tarefas é receita para as coisas não correrem bem. Ter um negócio de família não significa, necessariamente, que o comando das operações deve ser restrito aos familiares.
  • Limites entre o pessoal e o profissional. Separar o trabalho da vida pessoal: o mais importante e, ao mesmo tempo, o mais difícil quando se gere um negócio familiar. Mas saberem onde fica a linha que separa uma dimensão da outra é absolutamente necessário! Algumas dicas para fazer com que funcione são: não falar de trabalho em casa e respeitar o tempo e espaço de cada um vai ajudar-vos a valorizar os momentos que passam juntos.
  • Dinâmica na liderança. Saberem que o vosso parceiro de negócios está tão comprometido com o projeto quanto vocês dá uma grande estabilidade. Esta sensação de estabilidade é facilmente transmitida às equipas, fornecedores e ao negócio em si. E significa que têm que ter um elo de confiança elevado com a outra metade do negócio: terem alguém em quem podem confiar plenamente e que vos vai ajudar a tomar as decisões mais difíceis é incrivelmente raro. Evitem apenas alguns momentos que possam ser constrangedores para a restante equipa, como partilhar piadas privadas. É importante manterem-se sempre profissionais quando estão no local de trabalho.

Com software Sage, faturar é mais fácil: ganhem tempo para se conseguirem dividir entre a gestão do vosso negócio e o tempo para dedicar à família – nós tratamos da faturação!

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário