Recursos Humanos

Ter uma boa relação com a equipa

Saibam como construir uma empresa coesa e conheçam as nossas sugestões para melhorar o trabalho em equipa

O trabalho de equipa é fundamental para o correto desenvolvimento do potencial de uma empresa e nem sempre é dada suficiente atenção a este elemento. Este artigo sugere algumas formas de ultrapassar as dificuldades mais comuns na gestão de equipas.

Ao contratar, a capacidade de trabalhar em equipa deve ser um ponto a analisar no currículo do entrevistado: na empresa deve existir um acompanhamento e avaliação do desempenho em contexto de trabalho de equipa. Um software de gestão de recursos humanos permite uma gestão de desempenho, simplificando os processos de avaliação.

É importante não partir da ideia que as dificuldades de cooperação entre colaboradores são de origem pessoal: muitas vezes, existe uma falta de preparação para o lugar ocupado, o que resulta numa atitude de insegurança e bloqueio comunicacional. A formação desempenha um papel na resolução deste problema: com a ajuda de software é mais simples calendarizar e acompanhar a assiduidade e resultados dos formandos.

Devem procurar criar uma cultura de empresa que envolva os colaboradores e os faça sentir integrados num projeto maior, evitando uma retração no início de uma relação de trabalho, que apenas irá conduzir a mais resistência e a uma falsa colaboração.

O reconhecimento de um bom desempenho com incentivos, dando crédito do trabalho perante clientes, tendo conversas de feedback ou, se possível, com uma compensação financeira também é apreciado. Celebrar os bons resultados torna-se uma importante ferramenta para melhorar as relações entre a equipa, oferecendo um tempo de descontração para cimentar os laços entre equipa e chefia. O software de gestão dos recursos humanos oferece um portal colaborativo entre chefia e colaboradores, interagindo com informação em tempo real e possibilitando um acompanhamento de toda a força de trabalho. Torna-se, assim, mais fácil manter os colaboradores motivados e envolvidos e parte ativa da cultura de empresa.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário