Gestão de Pessoas

Ter os melhores colaboradores motivados

Perder um grande colaborador pode ser terrível para qualquer empresa. Resulta em mais despesa em encontrar e treinar uma nova pessoa para substituir a que está de saída. Em incerteza se o substituo vai chegar ao nível. Em pedir um esforço extra a toda a equipa enquanto não chega uma pessoa nova. O melhor mesmo é fazerem tudo para que os vossos melhores colaboradores se mantenham convosco: deixamos 5 razões que podem fazer a diferença!

  • Horário de trabalho. Períodos de muito trabalho – e consequente stress – acontecem em todas as empresas. Mas não há nada que afaste mais os grandes colaboradores do que trabalhar demais. E, habitualmente, são os colaboradores em quem os gestores mais confiam – os mais capazes e comprometidos com o sucesso da empresa -, que são mais sobrecarregados. E se eles começarem a assumir cada vez mais responsabilidades sem existir uma compensação ou reconhecimento, vão sentir que a empresa se está a aproveitar deles.
  • Reconhecimento. Todos queremos ser reconhecidos e recompensados por um trabalho bem feito! Se, como gestores, falham no reconhecimento aos vossos colaboradores, estão a falhar também na motivação que lhes devem incutir: e é esta a melhor forma de reforçar a moral e dar origem a um grande desempenho das vossas equipas. Se não têm orçamento para aumentar o ordenado ou oferecer um bónus, existem várias formas low-cost  de mostrar reconhecimento pelo trabalho dos vossos melhor ativos: uma palavra de apreço é de graça!
  • Confiança. Os vossos colaboradores têm a vantagem de terem uma perspetiva sobre o vosso trabalho que pode ser vista como contrária aos vossos compromissos. Se vos virem a lidar de uma forma pouco ética com os vossos fornecedores, a enganar os clientes ou a falharem com a vossa palavra, os melhores e que são fiéis aos seus princípios irão abandonar o vosso barco.
  • Hierarquia: o quanto baste. Todos os locais de trabalho precisam de estrutura e liderança, mas uma organização muito rígida torna os colaboradores infelizes. Se dos vossos melhores elementos é esperado que produzam sem poderem contribuir com as suas ideias e sem terem poder sobre as suas decisões, isto poderá ser um motivo de afastamento da empresa.
  • Desafios. Hoje em dia, ninguém quer estar no mesmo lugar, a fazer a mesma coisa todos os dias, durante 20 ou 30 anos. Todos querem sentir que estão a progredir e a crescer na vida profissional e ter algo a que aspirar! Se deixa de haver desafio no trabalho que estão a desenvolver, é certo que irão procurar outra atividade mais entusiasmante!

Descubram as vossas próprias estratégias para manterem os melhores colaboradores motivados: contem com as soluções Sage para gerir os Recursos Humanos e deixar-vos com mais tempo para dedicarem às vossas equipas!

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário