Recursos Humanos

Como tornar mais eficiente o trabalho à distância

São cada vez mais os trabalhadores que optam por trabalhar à distância. As vantagens são várias, quer para os colaboradores, quer para as empresas.

Para os colaboradores, torna-se mais fácil conseguir uma conciliação entre a vida pessoal e o trabalho, enquanto evitam o tempo investido em deslocações. Para a empresa, existe uma economia de custos, com necessidade de um espaço menor para escritório.

Inovações ao serviço do trabalho remoto

A tecnologia em Cloud e a expansão da internet de banda larga tornaram a comunicação em tempo real uma possibilidade e, com estes elementos, o trabalho virtual não parou de crescer. Um artigo do jornal “The New York Times” indicava que cerca de 43% dos trabalhadores americanos passam algum do seu tempo a trabalhar remotamente.

Trabalhar de forma remota, ou estabelecer um programa de trabalho à distância na empresa, pode ser transformado de modo a tornar-se mais eficiente.

Ultrapassar problemas de comunicação

Comunicamos de diferentes formas, incluindo com linguagem corporal ou com diferenças no tom de voz. Para os trabalhadores que não estão na empresa, existem nuances em conversas que se podem perder.

A melhor forma de ultrapassar estas limitações passa pelas empresas reconhecerem esta dificuldade, trabalhando a comunicação, oferecendo formas complementares e estabelecendo regras de utilização claras em ferramentas de Videoconferência, ferramentas de gestão de projetos, projetos em Cloud.

 Para combater essas dificuldades, os líderes devem estar em contacto com os trabalhadores remotos, procurando saber a sua opinião, encorajando a colocação de dúvidas.

Organizações e líderes devem trabalhar ativamente para integrar os trabalhadores remotos nas equipas.

Reconhecer e ultrapassar o isolamento.

As empresas facilmente reconhecem as vantagens de aumentar a sua força de trabalho remota, mas têm dificuldade em avaliar os desafios colocados.

Existe, de facto, uma redução de custos e um aumento da produtividade mas também é importante admitir as dificuldades de comunicação e a sensação de isolamento destes colaboradores.

Software de Recursos Humanos

Com um software de Sage Recursos Humanos torna-se mais fácil acompanhar as necessidades de todos os colaboradores, incluindo os que trabalham à distância. As opções em Recursos Humanos da Sage permitem também uma utilização integrada com outros produtos Sage, para que consigam a máxima integração de informação.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário