Gestão de Clientes Inovação e Tecnologia

Um mundo em transformação: como a inteligência artificial vai mudar o trabalho

As transformações nunca foram tão rápidas, com o advir da inteligência artificial, alguns trabalhos tornam-se obsoletos, mas novas profissões emergem ligadas às tecnologias de informação.

Neste artigo vamos analisar o impacto da I.A em profissões como a medicina e a área financeira, tidas como profissões seguras e rentáveis. Embora a educação superior e especializada continue a possibilitar o acesso a uma vida com mais qualidade e com remunerações mais elevadas, algumas profissões surgem de forma inesperada ameaçadas.

Efeitos da robótica.

Os rápidos avanços da robótica, automatização e I.A , as profissionais liberais (chamados colarinho branco) estão também em risco, um estudo realizado pela Universidade de Oxford aponta para uma diminuição de 47 dos trabalhos nos próximos 20 anos. Ou seja, a segurança é uma ilusão perante as rápidas transformações que observamos.

Finanças.

A área financeira, especialmente a relacionada com a bolsa, é conhecida por ser uma das melhores remuneradas, com atribuição de bónus generosos e com fortunas a serem construídas em poucos anos. As profissões ligadas a finanças são das  mais pressionadas. A Bridgewater Associates, que gerem fundos milionários, anunciou que nos próximos anos irá reduzir pessoal em favor da automatização.

Vários programas surgiram utilizando a I.A, Betterment ou Wealhfront são alguns deles. Existem também muitas startups financeiras que trabalham ativamente para conquistarem o seu espaço, fazendo uso da inovação tecnológica adaptada à área financeira.

Para quem tem apetência por números, talvez seja mais sensato optar por uma carreira em data science, onde os salários começam a crescer nesta função e são considerados como verdadeiras estrelas rock da tecnologia.

Medicina.

Algumas áreas da Medicina estão mais vulneráveis à automatização, diminuindo o número de erros. A imagiologia, e os campos da patologia, radiologia, ou a dermatologia. O IBM Watson utiliza I.A e alcança um diagnóstico, enquanto analisa um numero muito elevado de informação.

A telemedicina, e aconselhamento por telemóvel também abrir espaço nos últimos anos, em que muitas pessoas se aconselham primeiramente por este meio e só depois se deslocam em busca de cuidados médicos. A medicina vai ser sempre uma necessidade humana, mas nem todas as áreas vão ser necessárias da mesma forma.

A programação.

Se não podemos vencer as máquinas, podemos sempre encontrar trabalho a melhorá-las e sem dúvida que uma das carreiras melhor remuneradas e com futuro é a de programador.

O tipo de linguagem mais procurada não para de mudar, logo um programador deve ter por isso uma grande capacidade de aprendizagem ou até cruzar conhecimentos com outras áreas de forma a conseguir desenvolver programas que vão de encontro às necessidades.

Estamos a assistir a muitas mudanças,  quer a nível individual, quer a nível das empresas e devemos tentar acompanhar a inovação se queremos alcançar o sucesso. O programa de gestão de empresas Sage X3, assegura uma gestão integrada das finanças, do abastecimento e do o processo de produção, para que o futuro das empresas não seja uma incógnita.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário