Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Videoconferência: aproveitar plenamente as possibilidades tecnológicas

A tecnologia de videoconferência existe há vários anos e, apesar disso, não foi integrada pelas empresas. Sistemas gratuitos, como Skype e Zoom, tornaram as videoconferências acessíveis a qualquer empresa, mas nem a gratuitidade as tornaram parte do quotidiano. As empresas continuam a preferir a utilização do e-mail e do telefone.

Principais fatores positivos da utilização de videoconferências.

As videoconferências permitem criar um alinhamento organizacional, poupar tempo e melhorar as relações interpessoais.

Reuniões mais breves.

Um dos principais pontos fortes desta tecnologia, é uma maior economia de tempo. Durante uma conference call (telefónica), é comum as pessoas estarem em simultâneo, a realizar outras tarefas. Esta desconcentração tem custos a nível de produtividade e de eficácia na resolução dos problemas.

Manter o foco apenas numa ação produz melhores resultados a nível da qualidade das participações, e do envolvimento de cada elemento.

Maior envolvimento e compreensão.

A linguagem não verbal é extremamente importante para o ser humano. Existem gestos que, ao acompanharem uma frase, mudam completamente o seu sentido. Ver o nosso interlocutor também permite estabelecer confiança, algo essencial para compreendermos melhor o que nos é transmitido. Através do contacto visual, torna-se mais fácil tomar a palavra numa reunião com vários participantes, sem necessidade de interromper alguém.

Melhor alinhamento do plano estratégico.

Uma melhor partilha de informação afeta de forma positiva a tomada de decisão. Tomar decisões estratégicas de forma rápida e concertada entre a equipa, é de elevado valor para competitividade das empresas.

Aproveitar plenamente o potencial da tecnologia.

As novas tecnologias trouxeram mudanças na forma de trabalhar, e o elemento rapidez é cada vez mais importante. As empresas devem empenhar-se em conseguir aumentar a sua produtividade de todas as formas que consigam, nomeadamente através de um software. A Sage tem soluções de ERP que aumentam a eficiência e permitem uma visão completa dos processos da empresa. Adaptável às necessidades de cada negócio, e com uma implementação feita em pouco tempo.

Em conclusão.

De futuro, questionem se o tema da próxima reunião exige a vossa atenção completa. Se for um tópico prioritário e fundamental para o sucesso de um projeto, então realizem uma videoconferência. Dediquem a vossa completa atenção, mantenham o foco no tema e irão ficar surpreendidos com os resultados atingidos com substancial economia de tempo.

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário